domingo, novembro 26, 2006

O que é o Projeto Luzcerene Gomes

Este Projeto foi extraído da monografia "A informática como ferramenta Pedagógica na Construção do Conhecimento", ano de 2005, elaborado para o Curso de Especialização em Informática e Educação da Universidade do Estado do Pará - UEPA. Era para ser uma simples monografia e que acabaria sendo engavetado como tantas outras monografias(O que é um desperdício de tempo e conhecimentos). Então meu irmão Docival disse porque não aproveitarmos esse conhecimento teórico em um Projeto Prático?

É isso que estamos tentando fazer: Unirmos a Teoria à Prática, o Técnico ao Pedagógico, pois o objetivo maior deste Projeto está em utilizar a Informática como uma Ferramenta Pedagógica nas salas de aulas.

Talvez algumas pessoas achem ou pensem que este projeto, é também mais uma teoria que ficará, tão puro e simplesmente, no papel. E para que esta sentença não se torne verídica, Pretendemos trabalhar coletivamente com professores, alunos, diretores, técnicos administrativos e os próprios pais que serão peças fundamentais e parceiros nessa caminhada.
Antes de prosseguirmos é necessário atentarmos para alguns conceitos e estudiosos do tema "Informática Educativa", pois foi através de seus preciosos estudos e constatações que chegamos
na elaboração desse projeto, como por exemplo "Maria Cândida Moraes" que nos relata sobre a questão do Paradigma Educacional Emergente apresentando novas concepções e valores que devem permear o ambiente educacional e um deles diz respeito à formação de alunos competentes, cidadãos ativos, preparados para as mais diferentes situações que o mundo, fora do ambiente escolar, possa lhe proporcionar. Sendo que não se pode pensar uma prática pedagógica sem o reconhecimento das transformações que a informática submete o educando ao aprendizado. Desse modo não podemos ignorar a informática, pois estaremos sendo hipócritas, uma vez que as Tecnologias da Informação estão presentes no nosso dia-a-dia e bem mais próximos do que pensamos. O que podemos fazer é tirar proveito desses recursos tecnológicos para nos qualificarmos (enquanto professores) e inserirmos nossos alunos nesse mundo virtual que tem tudo a ver com a realidade, do contrário, estaríamos nos excluindo e tornando nossos alunos excluídos dessa Sociedade da Informação. Assim, um dos objetivos, também deste projeto, é a Inclusão Digital daqueles que de certa forma, já são excluidos socialmente.

domingo, novembro 12, 2006

Páginas principais dos projetos:

Melgaço.

Trabalhos práticos (criação de página/blog, e-mail etc.) dos alunos das Escolas Mundo da Criança (Ed. Infantil), Getúlio Vargas (Ensino Fundamental) e Getúlio Vargas (Médio).

Todas as produções foram feitas pelos próprios alunos. Deixamos os documentos como eles criaram em sua versão original. A idéia futura é usar estes espaços gráficos, para se trabalhar na sala de recursos educativos, com orientações dos professores, e melhorá-los.

Apenas os representantes das turmas participaram das capacitações nesta etapa.

A finalização das capacitações, envolvendo todos os 2.139 alunos inscritos no Projeto, está prevista para julho/2007.

Monitor responsável em Melgaço: José Antônio /E-mail: zecamelg@hotmail.com

Breves
Escola Estadual Gerson Peres. Foram capacitados pelo projeto 65 alun@s com tópicos envolvendo criação de páginas educativas em blogs, e-mails e vídeos, utilizando site Youtube.

A capacitação envolvendo Linux (Ubuntun e Kurumin) forneceu conhecimentos técnicos para que os próprios monitores instalem e configurem esses sistemas na sala de informática.

Os trabalhos foram feitos em parcerias com o grêmio estudantil.

Algumas produções podem ser vistas clicando aqui aqui:

Blogs
Vídeos
Outros

Em discussão.

Portel
Em discussão.

Gurupá
Em discussão.

Água Azul do Norte
Em discussão.

Placas
Em discussão.

Caso seu município tenha interesse, favor enviar e-mail para projetolg@gmail.com